Como motivar a criança a falar?
Para despertar a motivação, de qualquer pessoa, inclusive da criança, é preciso promover a sensação de autonomia, pertencimento e competência. Você já tinha pensado sobre isso antes?
A verdade é que quanto mais nós nos sentirmos competentes, pertencentes a um grupo e exercendo nossa autonomia, estaremos mais motivados para realizar qualquer coisa.
Autonomia: é diferente de independência.
A escolha de realizar sempre parte da criança, mesmo que a sugestão venha do outro, o desejo é interno.
Se essa vontade não parte da criança, ela vai fazer o que foi proposto por uma pressão do adulto (Faz, você tem que fazer) ou por uma chantagem emocional (Ah, faz, vou ficar triste). O que vai comprometer significativamente sua motivação para realizar a atividade.
Competência: precisa ser uma atividade com algum nível de desafio.
A criança precisa ter oportunidade de expressar suas capacidades.
A autoconfiança é a chave para a sensação de competência. A criança precisa sentir que ela pode se arriscar e sair da sua zona de conforto durante uma atividade.
Pertencimento: se sentir parte de um grupo.
O ser humano por toda a vida tenta se conectar com o outro. E com a criança, essa sensação de estar inserida num grupo, ser parte integrante de um todo, é muito importante para ela.
A sensação de pertencimento gera conexão e segurança, o que aumenta a motivação e o interesse para que a criança realize o que foi proposto.
Larissa Mota
Fonoaudióloga
CRFa 2-18212
Comentários